Um guia para os pais

Dr.Alexandre Franscisco de Lourenço

Ortopedia Pediátrica

pé calcâneo valgo é uma das alterações congênitas (presentes ao nascimento) mais comuns e tem uma evolução muito favorável, quando comparada com outras formas de pés tortos. Sua causa é desconhecida, embora saibamos que uma em cada 1000 crianças apresente essa deformidade ao nascimento. Nesse tipo de pé torto, ocorre uma exagerada flexão dorsal do pé, ou seja, ele fica muito para “cima”, quase tocando a parte anterior da perna. dentro.

maioria dos pés com essa deformidade corrige espontaneamente. Entretanto, é recomendável exercícios de alongamento, que podem ser feitos pelos pais a cada troca de fralda. O objetivo dos exercícios é levar o pé em flexão plantar na direção interna (para baixo e para dentro).

Nos pés que persistem com a deformidade o tratamento mais usado é o uso de gessos seriados, ou seja, o pé da criança é imobilizado com gesso trocado semanalmente e a cada troca manipula-se o pé para melhorar seu posicionamento. Também podem ser usados alguns tipos de aparelhos ortopédicos, que devem ser prescritos de acordo com o grau de deformidade e a experiência do ortopedista